top of page

Por onde começar?

Após recebermos o desafio, a primeira decisão a ser tomada foi qual linguagem utilizar.

Depois de analisarmos as linguagens, decidimos programar com a linguagem LUA.

Escolhemos ela pois já conhecíamos a linguagem para desenvolvimento de jogos e estávamos curiosos para como a linguagem se comporta com IOT.


Com a linguagem definida, iniciamos a preparação do ambiente.

Primeiro foi criado o circuito e conectado o módulo no computador via cabo USB. No post "O protótipo" você pode ver mais detalhes.


Utilizamos o programa ESPlorer para programar. A versão utilizada foi v.0.20-rc5. Nesse programa de uma lado temos uma área onde escrevemos o programa, e na direita, temos o console, onde podemos acompanhar em tempo real a comunicação com o NodeMCU.


Na imagem abaixo podemos ver a tela inicial do programa. Nessa tela escolhemos para qual placa iremos programar.


ESPlorer - Tela inicial

Após abrirmos escolhemos a placa, precisamos fazer algumas configurações antes de começarmos a codificar. O primeiro passo conforme a próxima imagem, informar o diretório e o arquivo .bin.


Depois disso precisamos ajustar mais algumas configurações. A configuração principal foi selecionar a opção NodeMCU como firmware.



Com a linguagem de programação definida e o ambiente preparado, podemos começar a escrever o código-fonte. Mais detalhes sobre o código você encontra no post "As linhas mágicas que criou o sistema..."


bottom of page