Nem tudo são flores...
- Rafaela Ruchinski
- 2 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Quem já programou ou vivencia a programação no seu dia a dia, sabe que nem tudo é fácil. É necessário conhecer a linguagem de programação que será utilizada no projeto e mesmo assim, em alguns momentos é necessário recorrer aos meios de comunicação e a documentação para tentar achar dicas e possíveis soluções para o problema encontrado.
Neste projeto não foi diferente!
Dentre todas as linguagens aprendidas para se programar no NodeMCU ESP8266, a nossa equipe escolheu LUA. A equipe já conhecia a linguagem, porém voltada a desenvolvimento de jogos, e não para a programação de um sistema embarcado...
Então durante toda a codificação e fases do projetos nos deparamos com algumas dificuldade, já que nem tudo são flores, não é mesmo?
Um dos objetivos do sistema é enviar e-mail baseado no protocolo SMTP.
Para isso é necessário fazer algumas configurações em código-fonte para que a conexão e o envio seja feito. Ai nos deparamos com a nossa primeira barreira. As linhas de código, os parâmetros pareciam estar tudo certo, seguindo o mesmo padrão dos exemplos encontrados nos sites de referências e na documentação... mas não estava funcionando!
Depois de troca de figurinas com os colegas do turma, percebemos que a passagem de parâmetro smtp_socket quando o contador estava igual a zero, estava errada. O certo é EHLO e estavamos passando HELO.
Após a alteração, SUCESSO, conseguimos fazer o envio de e-mail baseado no protocolo SMTP!
E além disso, na configuração dos parâmetros utilizados para enviar o e-mail, encontramos alguns problemas pois estávamos utilizando a senha errada para o e-mail.
Mas não paramos por ai, essa era só uma parte do sistema, uma parte do resultado esperado.
Outro requisito do projeto era do e-mail ser enviado somente quando o valor recebido da captura do sensor de luminosidade, fosse maior que um valor informado via um formulário de uma web page. Além disso, o e-mail do destino também era informado via o formulário da web page.
Mas como fazer isso? Como fazer isso na linguagem escolhida? Como fazer isso em LUA?
Eis que após muita pesquisa e tentativas e erros, encontramos uma solução. Porém durante essa fase encontramos dificuldade ao criar a expressão regular utilizada para o campo de e-mail. Mas conseguimos!
Realmente, nem tudo são flores, porém foram nas dificuldades encontradas durante o desenvolvimento que adquirimos o maior conhecimento.
Comments